sexta-feira, 16 de julho de 2010

Mitos e Verdades sobre o Celular

Atender o celular em um posto de gasolina pode causar uma explosão?


Mito: Devido aos gases liberados pelo combustível quando se abastece um carro, é possível que o celular, ao liberar uma carga de eletricidade estática, cause a ignição desses gases liberando uma bola de fogo infernal of doom.
Nem o próprio Charizard seria capaz de lançar tamanha chama

Você recebeu um e-mail daquela sua tia chata que vive te mandando correntes e powerpoints e em um deles dizia que atender o celular em um posto de gasolina pode causar uma explosão. O e-mail provavelmente escrito por uma vitima pedindo dinheiro para pagar uma cirurgia de reconstrução acompanhava uma foto de alguém queimado para chocar seu pobre coração e fazer com que você mandasse esse maldito e-mail para outros coitados. Acredita-se que foi dessa forma que esse e muitos outros mitos nasceram.
"Meu cala boca bixouu! É claro que é di verdadi isso aí." Ahh, é de verdade? Então como que até hoje não há nenhum relato em todo o mundo de que um celular provocou uma explosão em um posto. Quem sabe em 2012 os celulares comecem a atear fogo na galera, mas até lá não há com o que se preocupar. Apesar de estar provado que eletricidade estática pode dar ignição a vapores de combustíveis, os aparelhos celulares são incapazes de gerar uma quantidade de eletricidade suficiente para isso. Por outro lado, acender um cigarro pode sim atear fogo em um posto de gasolina.
Se você ainda não acredita veja os Mythbusters detonando esse mito aqui.


O Celular pode derrubar um avião?

Mito: Se você usar o celular enquanto o avião está voando ele poderá interferir com os equipamentos de navegação da aeronave, levando-a, possivelmente, a um acidente.

Olha a bolsinha da infeliz. Depois reclama quando cair o avião

Esse pode ser discutido. Qualquer pessoa que já voou de avião sabe que a mulherzinha sempre pede para você desligar o celular e notebooks antes da decolagem. Aí você pensa: "Mas que pourra, será que essa merdinha pode derrubar o avião?" Se fosse assim tão fácil, os terroristas não iriam levar bombas a bordo ou tentariam tomar controle do avião. Não seria mais fácil eles levarem vários celulares a bordo e não os desligar quando o avião fosse decolar fazendo, assim, com que a aeronave caísse?
Então, vários estudos já foram feitos em ambientes controlados, afinal ninguém seria louco de arriscar aeronaves de milhões de dólares para provar um mito que provavelmente é falso. E os resultados mostram que sim, é possível que ocorra alguma interferência, porem os dispositivos das aeronaves são protegidos e seriam praticamente improvável que isso provocasse sua queda. O real motivo então para que se peça que desliguem os celulares é para que você infeliz preste atenção nas instruções "importantíssimas" de emergência e não fique twitando enquanto isso.

O Celular pode causar câncer?

Mito: Usar o celular por um tempo prolongado aumenta a incidência de tumores devido a radiação.
Tevez adora usar o celular

De todos os mitos esse é o que mais tem defensores até mesmo renomados médicos afirmam que o uso prolongado do aparelho aumenta o risco do aparecimento de um câncer no individuo. Segundo o Dr.Vini Khurana, neurocirurgião da Mayo Clinic, falar ao celular é mais perigoso, em relação ao aparecimento de tumores, do que fumar. Se você acabou de pensar: "Uadá fûqui is dat?" Sim, essa criança teve a coragem de fazer tal afirmação. Provavelmente só para aparecer na mídia ou fazer graça, quem sabe... Afinal, no meio científico seu trabalho foi bastante desacreditado como muitos outros trabalhos por aí. Não é porque um médico resolve falar uma coisa que isso se torna verdade. Se bem que eu continuo a acreditar que os homens têm um intelecto superior ao das mulheres.
Bem, voltando ao tema, de acordo com a Organização Mundial de Saúde e mais outros 30 trabalhos científicos sobre o assunto, usar o celular não apresenta nenhum risco aumentado de incidência de câncer. As neoplasias são causadas por alterações no material genético induzidas por agentes físicos ou químicos. No caso do celular, as radiações emitidas por esse - e praticamente todos outros aparelhos eletrônicos - não é forte o bastante para arrancar elétrons ou romper ligações químicas, alterando assim o DNA da pessoa.

O Celular pode causar infertilidade no homem?

Mito: carregar o celular no seu bolso pode diminuir a quantidade de espermatozóides ou sua mobilidade.

Acredite ou não é verdade. Bom pelo menos de acordo com um estudo realizado pela Cleveland Clinic em Ohio, carregar o celular no bolso ou na cintura pode diminuir a quantidade e qualidade de seus espermatozóides. Resumindo, eles coletaram sêmen de 32 homens e dividiram cada amostra em dois grupos. Uma amostra do mesmo individuo ficou a 2,5 cm de um aparelho no modo "tocar", meio gay isso, mas entenda que cada marca tem um nome. É aquele modo que não o "silencioso" ou o "vibrar". E a outra amostra ficou de boa na parada, longe do bagulho loco.
O método de extração do "material" deve ter sido difícil

As amostras expostas as ondas eletromagnéticas apresentaram maior número de radicais livres, resultando em menor contagem de espermatozoides viáveis e menor motilidade (habilidade do malandro para nadar). Claro que mais estudos são necessários antes de se afirmar algo, ainda é preciso saber se o mesmo ocorre a outras distâncias maiores que 2,5cm ou em outros modos como no "silencioso". Bom você que queria mais um método para impedir aquela salafrária de te dar o golpe do bozola engravidando de você, pode ficar feliz. É só deixar o celular no bolso e colocar para "tocar".

Bonus: O que acontece com um celular quando colocado no microondas?


Fontes:
Switched
Cellphones.org
WebMd
The Independent

5 comentários:

Anônimo disse...

quer fazer um texto? faça um texto bom... e DIRETO, OBJETIVO...
ninguém hoje em dia quer ficar perdendo tempo lendo 10 linhas pra responder sua resposta por completo...
dica: faça a pergunta e logo em seguida responda-a previamente(isso faz com que o leitor se interesse e continue lendo, ou , que ele desista de ler pois nao julga algo de importancia, e ao longo do texto argumente).
ex.1: celular tem como causar cancer?
R. Em parte, devido a....

ex.2: dormir pode dar mais sono?
R. Sim, pois....

entendeu?
faça assim e seus textos ficarão melhores e muito mais interessantes

Anônimo disse...

legal, me diz qual o programa q vc usô pra fazer isso tudo.

Anônimo disse...

CARA NUM POSTA COISA QUE VOCE NAO TEM CONHECIMENTO! TRABALHO NUMA DAS MAIORES DISTRIBUIDORA DE COMBUSTIVEL DO PAIS, E JA ASSISTI DEZENAS DE AULAS DE PERITOS QUE COMPROVAM QUE CELULAR + GASES DA GASOLINA = EXPLOSÃO! PROCURA O VIDEO NO YOU TUBE DO CARA QUE FOI CHECAR O TANQUE COM O CELULAR!

Anônimo disse...

se o cel causasse explosao no posto, nao seria permitido dar partida nos carros, pois a fagulha de igniçao dos mesmos é mto superior ao poder de um cel.

Unknown disse...

êêê caps eh taum lecau !!! *3*
cara, essa eh sua prova??? um video no youtube? ou suas aulas de peritos?
se mata velho...

Related Posts with Thumbnails